O que acontece com a bala quando atiramos para cima? - Ah ti peguei !!!

O que acontece com a bala quando atiramos para cima?

Será que você teria que correr para longe de onde a bala poderia cair ou poderia ficar no mesmo lugar sem preocupação?


Quando atiramos para cima o que acontece com a bala? (Imagem: Reprodução/Fatos Desconhecidos)
Quando atiramos para cima o que acontece com a bala? (Imagem: Reprodução/Fatos Desconhecidos)
Mas seja qual for sua opinião sobre, é bem provável que você já se perguntou o que acontece quando alguém dispara um tiro rumo ao céu.

O caminho que uma bala faz quando é lançada para cima pode ser uma das curiosidades que mais está na cabeça das pessoas. A pergunta pode parecer simples, mas existem vários fatores que podem fazer com que a resposta mude como por exemplo, o calibre da arma, a velocidade do disparo e o ângulo em que ele é feito. E cada um desses fatores muda o risco do tiro.

No caso do calibre da arma, quanto maior ele for, menor será a velocidade. Isso porque o atrito do ar e o peso da bala interferem na viagem. Quando a bala está subindo, ela perde velocidade e na descida, a gravidade ajuda, mas mesmo assim a bala não recupera a aceleração inicial do disparo.

Outro fator é que a velocidade do disparo não será a mesma de encontro ao alvo. Quando o disparo é feito para o alto, várias condições influenciam na viagem por mais que o tiro seja dado em linha reta. Algumas dessas condições são a gravidade, ação do vento e composição da bala.

O fator mais importante de todos é o ângulo. Os tiros que são de maneira vertical, mirando para o céu, são os mais inofensivos porque os fatores citados fazem com que ele fique menos mortal, mas mesmo assim podem causar ferimentos ao seu alvo.